Falando assim, pode até parecer um pouco chocante, mas aquele ditado de que os “filhos foram feitos para o mundo” é uma grande verdade. O estilo de educação que uma família escolhe influencia diretamente no tipo de adulto que uma criança se tornará, por isso é preciso avaliar, desde cedo, como você pode ajudar o seu filho a se tornar independente.
É claro que hoje os tempos são outros e alguns cuidados são necessários, mas asuperproteção não é um fator benéfico para o desenvolvimento do seu filho. Antigamente os pais podiam deixar as crianças brincando na rua e muitas delas até iam caminhando sozinhas para a escola, mas nem tudo pode ser feito com tranquilidade atualmente. No entanto, há atitudes que você pode incentivar para criar filhos independentes, responsáveis e seguros. Veja alguns exemplos que podem ser incorporados à rotina:
- Ajudar nas tarefas domésticas: adultos organizados, disciplinados e responsáveis aprendem isso com a família desde cedo. Você pode começar a estipular tarefas para seus filhos: colocar a mesa, verificar se o cachorro tem água e comida, colocar o lixo para fora, arrumar a cama, manter o quarto arrumado… Incentive, faça junto no começo, ensine e reforce com elogios e amor tudo o que seu filho fizer de bom.
- Ensine o valor do dinheiro: a partir dos 3 anos as crianças já começam a entender o que é o dinheiro e, a partir dos 6, você pode estipular uma mesada baixa para que eles tenham uma noção do que é administrá-lo. Eles terão que entender que é preciso fazer escolhas, que ele acaba e que a reposição não vem de forma fácil ou quando querem. Ao fazer compras, ir à feira ou ao supermercado, leve a criança junto e explique sobre o valor do dinheiro, peça ajuda para fazer pesquisa de preços e vá conversando e ensinando.
- Sair sozinho: para dar esse passo importante, é preciso que você considere alguns fatores como maturidade, distância a ser percorrida, perigos da região onde ele estará e etc. Geralmente aos 10 anos as crianças começam a ter uma noção de todas essas coisas e conseguem entender os perigos e o que é necessário fazer para ter segurança, mas tudo depende da maturidade e confiança que você tem em seu filho. Esse passo é importante para que ele aprenda a acreditar nele mesmo e em sua capacidade de realizar as coisas por si só.
- Brincar na rua com diferentes amigos: tablets, videogames e televisores acabam ocupando muito do tempo das crianças, mas elas ainda precisam correr e gastar energia. Deixar seu filho brincar na rua é um passo importante para que ele aprenda a ser sociável e responsável. Estipule uma área na qual ele deve permanecer e pergunte sempre com quem ele estará e o que fará com os amigos. Se possível, no começo, apareça de vez em quando para supervisionar e ver que está tudo bem, até que você e ele ganhem confiança um no outro.
Fonte: M de Mulher
Comentários
Postar um comentário