Pular para o conteúdo principal

10 erros que pais cometem ao colocar o filho para dormir


Na hora do desespero, mães e pais topam qualquer estratégia para os filhos pegarem no sono. Nem todas são recomendáveis


Criança com sono (Foto: Shutterstock)
Como todos os comportamentos do ser humano, o sono precisa ser ensinado ou condicionado. Criar certos hábitos pode acostumar mal a criança ou aumentar sua dependência dos pais. Listamos os principais erros que os casais cometem quando o assunto é hora de dormir:
Não ter rotina
Criança gosta e precisa de repetição para se sentir segura. O ideal é que a hora de ir para a cama seja precedida pelas mesmas ações, todos os dias.
Atividades agitadas
O ideal é que essa rotina não inclua atividades que vão deixar o pequeno ainda mais desperto, como brincadeiras que envolvem movimentação física e programas de televisão que deixam a criança agitada ou com medo. Entre as atividades relaxantes, estão tomar banho e ler um livro.
Colo
Um dos erros mais comuns é ninar o filho e deixá-lo adormecer no colo dos pais. As crianças devem dormir diretamente onde vão acordar, porque ao despertarem na madrugada, há grande chance de estranharem o berço e chamarem a pessoa que as fez dormir. O mais indicado é dar um beijo de boa-noite e levar a criança ainda acordada para o berço. Os pais deixam o quarto e, se ouvirem choro, voltam alguns minutos depois para que ela percebe que ninguém a abandonou. Aos poucos, o bebê se acalma e aprende a dormir sozinho.

Ninar pela casa
Nada de perambular com a criança pela casa no carrinho de bebê, colocar o bebê-conforto sobre a máquina de lavar ou passear de carro com o pretexto de fazer a criança dormir. Ela não precisa ser chacoalhada para pegar no sono. A dica é dar uma fraldinha ao seu filho, que ele se auto ninará.

Se a criança acorda assustada ou chama pelos pais de madrugada, os adultos precisam dar atenção. Mas, no quarto dela. Isso porque ceder aos pedidos em um dia transmitirá a mensagem de que a criança pode insistir sempre. Se seu filho for direto para sua cama, você até pode deixá-lo ficar um pouquinho, mas leve-o de volta para o quarto dele quantas vezes forem necessárias. Compartilhar a cama com frequência atrapalha o sono da família, não incentiva a independência da criança e prejudica a intimidade do casal. Levar para dormir na cama dos pais
Luz acesa
É comum crianças terem medo do escuro, mas deixar a luz acesa altera a produção do hormônio melatonina, que induz o sono. Se seu filho estiver com medo, converse sobre os motivos da insegurança, explicando que não há razão para temer. Para acalmá-lo, deixe uma tomada de luz baixa, que ilumina o caminho, caso ele acorde de madrugada. Luz de cor azul tem efeito calmante. Para as crianças que não se importam, o melhor é apagar todas as luzes.
Deixar a TV ligada
Além de o som e a luz prejudicarem a qualidade do sono, ele precisa aprender a pegar no sono sozinho.
Dar comida de madrugada
Os médicos dizem que a alimentação durante a noite é uma das coisas que mais atrapalham o sono. Se a criança tem fome, os pais devem verificar se a alimentação no restante do dia ou na última mamada da noite está sendo suficiente.
Irritação
Nada de inventar situações negativas em relação ao sono, como bicho-papão. Ficar bravo ou irritado na hora de colocar os filhos para dormir também é ruim, pois eles começarão a associar esse momento a algo negativo.
Evitar as sonecas diurnas para melhorar o sono da noite
As sonecas diurnas são necessárias até um período da vida da criança. Normalmente, esse sono se divide em duas etapas: de manhã e depois do almoço. À medida que seu filho cresce, a necessidade de dormir enquanto o sol está no céu diminui.



Fontes: Gustavo Moreira, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Márcia Hallinan, neuropediatra e coordenadora do setor infantil do Instituto do Sono (SP); Renata Soifer Kraiser, psicóloga; Alaides Olmos, neurologista especialista em sono do Hospital Pequeno Príncipe (PR); Jodi Mindell, diretora-associada do centro do sono no Hospital infantil da Filadélfia e da National Sleep Foundation (EUA)
Revista Crescer 

Comentários

Mais vistos

Festa da Branca de Neve

Um das decorações mais encantadoras para um aniversário de menina é uma festa Branca de Neve! Isso porque a combinação das cores primárias (o vermelho, o azul e o amarelo – que remetem à personagem) é capaz de criar um efeito incrivelmente bonito. Sem falar nos elementos clássicos da história que são um charme, como o espelho mágico e a maçã: há tantas ideias bacanas para utilizá-los na decoração, que eu precisava compartilhá-las aqui no blog! Decoração:  que tal incorporar maçãs entre os arranjos florais? Ou espalhar mini bonequinhas da Branca de Neve pela mesa, que serão distribuídas depois entre os convidados? Atrás da mesa principal, uma ótima ideia é colocar uma moldura que lembre o espelho mágico, com a inicial da pequena no centro! Bolos: Olha esta opção super diferenciada de Bolo Da festinha da nossa clientinha, que coisa mais linda ! Uma ótima Ideia .   Docinhos, biscoitos e comidinhas:  tem coisa mais fofa do que um bom

Festa Infantil: Unicórnio

Você que está pensando em fazer uma festa super divertida, mágica e colorida, saiba que não há um jeito melhor do que uma festa de Unicórnios. Deixe tudo * mágico * na festa da sua filha com uma palheta de cores lindas em cores de arco-iris e com a criatura mágica e encantadora do unicórnio, super fofo!!! Separamos umas imagens inspiradoras para  mostrar-lhe que os sonhos de conto de fadas realmente se tornam realidade, e eles vêm em tons de algodão, pasteis e cheio de brilhos.  Sua festa vai ficar inesquecível. 1.   Bolo do unicórnio Encontre velas de ouro (que lembrem um chifre de unicórnio) para este bolo encantador. O bolo você pode fazer em camadas de arco-íris, com brilhos. Lembre-se que tem ele vai ser o centro das atenções na mesa. 2.  Fundo para fotos Os convidados irão adorar tirar fotos nesse cenário lindo e brilhante.  Use pompoms para criar nuvens e adicione fitas metálicas e guirlandas coloridas para a melhor foto. Pode colocar o nome da criança gruda

Festas encantadoras para 1 ano!

Dicas de Festas encantadoras para meninas de 1 ano!                                  - Princesinha Sofia Vai fazer o aniversário da sua filha com o tema de princesinha Sofia? Temos essa dica de decoração para a festa. E é claro que não pode faltar um vestido maravilhoso cheio de brilhos para a aniversariante, na Pozinho Mágico você encontra esses dois modelinhos na cor da temática da festa, ficam lindos em qualquer princesa e com certeza será o centro das atenções como tem que ser a aniversariante. - Passarinhos e Jardim O tema Jardins ou Passarinhos tem sido bastante usado para festinhas de um aninho das princesinhas!!! As cores são neutras e tons de rosa e verde predominam a decoração. O vestido da sua filha pode ser nesses tons ou também floral para combinar com a festa. Temos diversas opções nessas cores. Venha conferir! - Frozen O filme Frozen como todos sabem passou a ser uma febre entre as crianças, e agora é também um dos tem

Tendências de roupa para a comunhão de meninas em 2014.

                                                                                                                                                                    Vestidos de comunhão                                                                                                          Chegada a hora da  primeira comunhão , são muitas as tarefas a realizar pela família da menina ou menino. Especialmente no caso das meninas, uma das coisas mais importantes é como vestir uma menina para a primeira comunhão. Para ajudá-la nesta tarefa, em um  explicamos-lhe quais são as  tendências de roupa  para a comunhão de meninas em Para vestir uma menina para primeira comunhão , em primeiro lugar, é necessário definir o estilo do  vestido . Para isso, deverá ter em conta três factores: a menina, a mãe e a igreja. O vestido é a  menina  que o levará, por isso deverá sempre ter em conta a sua opinião. Para as meninas com um pouco de mais peso, deverá escolher um vestido franzido na cintura.