Pular para o conteúdo principal

Dicas de como evitar a agressividade nas crianças

Todas as crianças passam por fases mais agressivas, onde tentam resolver tudo com pancadas, mordidelas ou pontapés, utilizando a agressividade como uma forma de exprimir a sua revolta. Para uma criança mais feliz, saiba como evitar essa agressividade e ajude a criança a lidar com a sua própria raiva.
crianca-agressiva

Estabeleça regras claras. 

Comunique de forma clara à criança quais as regras relativamente ao seu comportamento, ou seja, se é proibido bater e morder informe-a disso. Explique-lhe ainda quais as consequências desses atos – ficar de castigo na esquina ou não poder ver televisão durante uma noite, por exemplo. Sempre que a criança quebrar essas regras, deve ser logo chamada à atenção e castigada, para que não se sinta tentada a desafiar constantemente os limites.

Ensine à criança o autocontrole. 

As crianças não têm a capacidade de se auto controlarem, sendo, por natureza, seres impulsivos. Por isso mesmo, no que toca à agressividade, precisam de ser ensinadas a não bater, dar pontapés ou morder sempre que lhes apetecer. Para isso, precisam da orientação dos pais para as ajudar a exprimir o seu descontentamento através da comunicação verbal e de pensarem antes de partirem para comportamentos agressivos. Uma forma de ter autocontrole é fazendo uma atividade física que envolva um grupo, as artes marciais são uma ótima maneira.

Não castigue com violência física.

Violência física gera violência física, ou seja, se vir o seu filho a morder ou a bater o irmão mais novo, a vontade inicial é dar-lhe uma boa sapatada, mas a verdade é que deve evitar esse impulso a todo o custo. Utilizar a violência física como forma de disciplina é negativo de duas maneiras: pode aumentar a agressividade da criança e pode levá-la a acreditar que essa é a forma correta de lidar com pessoas quando não se gosta do seu comportamento.


Não encoraje a criança a ser um “durão”. 

A tendência que alguns pais têm é para motivar uma certa agressividade nos filhos – principalmente nos rapazes – de forma a que eles se possam defender em qualquer situação. Porém, encorajar uma criança a ser “durão” ou utilizar essa palavra como elogio, pode levar a criança a sentir que precisa de ser agressiva para ter a aprovação dos pais. 

Seja paciente.

 Não é nada fácil lidar, de forma calma e tranquila, com uma criança agressiva, no entanto, deve dar o exemplo e manter o temperamento controlado. Por norma, as crianças imitam o comportamento dos pais, por isso, se for agressivo com a criança, o mais certo é ela seguir as suas pegadas. 

carinho-em-familiaMimo e carinho. 

A agressividade de uma criança também se quebra com mimos e um pouco de carinho – afinal o amor não é mais forte do que tudo? Num momento de raiva e de agressividade, mostre à criança que percebe aquilo que está a sentir e esteja fisicamente presente para lhe segurar a mão, passar a mão no cabelo ou dar-lhe um forte abraço. O poder de um carinho não tem valor e é extremamente potente no que toca a desvanecer e evitar futuras atitudes agressivas.

Ensine a criança a lidar com a raiva de forma positiva. 

Motive a criança a utilizar as palavras para exprimir os seus sentimentos, em vez de recorrer à violência, ou seja, diga-lhe que está disponível para ouvir porque motivos está zangada e para a ajudar a encontrar uma solução para a situação. Outras formas de lidar com a agressividade incluem: dançar, ir brincar ou correr lá para fora para libertar a energia acumulada; mas também fazer alguma coisa que aprecie particularmente – como ler um livro, desenhar ou brincar com o seu animal de estimação – para dissipar a raiva.

Elogie o bom comportamento.

 Da mesma maneira que as crianças têm de ser chamadas à atenção quando se portam mal e são agressivas, também precisam de ser elogiadas pelo seu bom comportamento. Faça questão de elogiar a criança quando ela lidar com a sua raiva de forma positiva, ou seja, sem ser agressiva. 

vestido-infantil

Comentários

Mais vistos

Festa da Branca de Neve

Um das decorações mais encantadoras para um aniversário de menina é uma festa Branca de Neve! Isso porque a combinação das cores primárias (o vermelho, o azul e o amarelo – que remetem à personagem) é capaz de criar um efeito incrivelmente bonito. Sem falar nos elementos clássicos da história que são um charme, como o espelho mágico e a maçã: há tantas ideias bacanas para utilizá-los na decoração, que eu precisava compartilhá-las aqui no blog! Decoração:  que tal incorporar maçãs entre os arranjos florais? Ou espalhar mini bonequinhas da Branca de Neve pela mesa, que serão distribuídas depois entre os convidados? Atrás da mesa principal, uma ótima ideia é colocar uma moldura que lembre o espelho mágico, com a inicial da pequena no centro! Bolos: Olha esta opção super diferenciada de Bolo Da festinha da nossa clientinha, que coisa mais linda ! Uma ótima Ideia .   Docinhos, biscoitos e comidinhas:  tem coisa mais fofa do que um bom

Festa Infantil: Unicórnio

Você que está pensando em fazer uma festa super divertida, mágica e colorida, saiba que não há um jeito melhor do que uma festa de Unicórnios. Deixe tudo * mágico * na festa da sua filha com uma palheta de cores lindas em cores de arco-iris e com a criatura mágica e encantadora do unicórnio, super fofo!!! Separamos umas imagens inspiradoras para  mostrar-lhe que os sonhos de conto de fadas realmente se tornam realidade, e eles vêm em tons de algodão, pasteis e cheio de brilhos.  Sua festa vai ficar inesquecível. 1.   Bolo do unicórnio Encontre velas de ouro (que lembrem um chifre de unicórnio) para este bolo encantador. O bolo você pode fazer em camadas de arco-íris, com brilhos. Lembre-se que tem ele vai ser o centro das atenções na mesa. 2.  Fundo para fotos Os convidados irão adorar tirar fotos nesse cenário lindo e brilhante.  Use pompoms para criar nuvens e adicione fitas metálicas e guirlandas coloridas para a melhor foto. Pode colocar o nome da criança gruda

Festas encantadoras para 1 ano!

Dicas de Festas encantadoras para meninas de 1 ano!                                  - Princesinha Sofia Vai fazer o aniversário da sua filha com o tema de princesinha Sofia? Temos essa dica de decoração para a festa. E é claro que não pode faltar um vestido maravilhoso cheio de brilhos para a aniversariante, na Pozinho Mágico você encontra esses dois modelinhos na cor da temática da festa, ficam lindos em qualquer princesa e com certeza será o centro das atenções como tem que ser a aniversariante. - Passarinhos e Jardim O tema Jardins ou Passarinhos tem sido bastante usado para festinhas de um aninho das princesinhas!!! As cores são neutras e tons de rosa e verde predominam a decoração. O vestido da sua filha pode ser nesses tons ou também floral para combinar com a festa. Temos diversas opções nessas cores. Venha conferir! - Frozen O filme Frozen como todos sabem passou a ser uma febre entre as crianças, e agora é também um dos tem

Tendências de roupa para a comunhão de meninas em 2014.

                                                                                                                                                                    Vestidos de comunhão                                                                                                          Chegada a hora da  primeira comunhão , são muitas as tarefas a realizar pela família da menina ou menino. Especialmente no caso das meninas, uma das coisas mais importantes é como vestir uma menina para a primeira comunhão. Para ajudá-la nesta tarefa, em um  explicamos-lhe quais são as  tendências de roupa  para a comunhão de meninas em Para vestir uma menina para primeira comunhão , em primeiro lugar, é necessário definir o estilo do  vestido . Para isso, deverá ter em conta três factores: a menina, a mãe e a igreja. O vestido é a  menina  que o levará, por isso deverá sempre ter em conta a sua opinião. Para as meninas com um pouco de mais peso, deverá escolher um vestido franzido na cintura.